- Institucional
- Aluno(a) - Portal Educacional
- Professor(a) - Portal Educacional
- FAFIRE / Educa Mobile
- Graduação
- Pós-Graduação
- FAFIRETECH
- AVA / EAD - Educação a Distância
- Certificado Participação em Evento
- Calendário Acadêmico
- Consultar E-mail Institucional
- Consultar Horas de Atividades Complementares
- Biblioteca
- CPA
- Publicações
- Ouvidoria
- Egressos (Ex-alunos)
- Comitê de Ética e Pesquisa - CEP

Projeto Saúde e Saber no IMIP
O PROJETO EXTENSIONISTA – SAÚDE e SABER no IMIP é uma ação de extensão realizada por estudantes extensionistas da UNIFAFIRE, com crianças e adolescentes hospitalizados e suas famílias ou acompanhantes, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Este projeto está associado à Meta 03 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/Agenda 2030 da ONU; A ODS 3 destaca a saúde e o bem-estar, que “assegura uma vida saudável e promove o bem-estar para todos, em todas as idades”.
O projeto tem como finalidade promover atividades criativas com as crianças e adolescentes tanto na brinquedoteca quanto no leito hospitalar, oferecendo uma ferramenta lúdica de aprendizagem, jogos educativos e brincadeiras regionais com as quais as crianças, os adolescentes e os estudantes extensionistas possam interagir, vivenciar a criatividade e a autonomia, consolidando, dessa forma a humanização do atendimento hospitalar
O projeto Saúde e Saber no IMIP desenvolve suas atividades desde 2004 (com parada no período pandêmico da Covid-19). As ações do projeto tais como, acolhida das crianças e adolescentes no IMIP, supervisão, reuniões e formação continuada nos espaços da UniFAFIRE são acompanhadas por professores/as da IES, ao longo de seis (6) meses. Ao final de cada edição, os/as estudantes produzem relatórios e um relato de experiência, para fins de publicação.
Principais Objetivos:
- Realizar atividades lúdicas para vivência de situações agradáveis, divertidas e prazerosas;
- Vivenciar atividades relacionadas à contação de histórias em prol do desenvolvimento da criatividade e do imaginário da criança/adolescente hospitalizado/a.
- Despertar nos estudantes extensionistas a capacidade de relação com crianças/adolescentes enfermos, através do acolhimento, das atividades lúdicas e a descoberta de softwares livres para o ensino e aprendizagem.
- Contribuir, através da extensão, para que os estudantes extensionistas façam escolhas conscientes de valorização da vida e das implicações de suas ações, formando cidadãos éticos, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e fraterna;
- Integrar o compromisso social da UniFAFIRE com o IMIP;
